SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS FEITO COM BABOZA.

SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS  FEITO COM BABOZA.
SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS FOREVER. CLICK NA IMAGEM E DEPOIS CLICK NOVAMENTE ONDE DIZ SEJA UM EMPREENDEDOR E FAÇA SEU CADASTRO GRATIS.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Açudes do Vale do Piancó começam a perder água com a diminuição das chuvas; Veja

Açudes do Vale do Piancó começam a perder água com a diminuição das chuvas; Veja
Com a diminuição das chuvas na região a partir do final de maio, os açudes regionais começaram a diminuir seu volume hídrico, e a tendência é que essa queda se agrave em virtude dos próximos meses serem de estiagem.

O Coura da Vaca em Diamante, e Cafundó, de Serra Grande, por exemplo, os únicos mananciais do Vale que chegaram a sangrar, já perderam mais de 3% nos últimos 30 dias.

O pequeno Cafundó, o primeiro do estado que rompeu seu limite, possui 313, 6 mil metros cúbicos (m3) d’água, mas, agora, tem 96,7% de seu volume máximo. Já o Couro da Vaca caiu para 96,4% de sua capacidade permitida, que é de 9,091 milhões de m3.

Assim como o Couro da Vaca e o Cafundó, os outros importantes açudes regionais também têm diminuído seu volume hídrico nos últimos vinte dias. O Cachoeira dos Alves, que abastece Itaporanga, caiu para 39%, e seu volume atual é de 4,1 milhões de m3.

Também vem perdendo água o complexo Coremas/Mãe d’Água, o maior da Paraíba, cujo volume atual é de 559,8 milhões de m3, o que representa 41,1% de sua capacidade total, que é de 1,35 bilhão de m3.

O Saco, de Nova Olinda, o segundo maior do Vale, tem 15,5% (15,1 milhões de m3), enquanto que o Buiú, de Olho d’Água, o quarto maior, está com 39% (27,5 milhões de m3). Mas a situação dos dois é melhor do que o Cachoeira dos Cegos, de Catingueira, o terceiro maior reservatório regional, que está com 14,3 milhões de m3 (20% do seu volume total).

Igualmente está com menos da metade do seu volume hídrico o Bruscas, de Curral Velho, atualmente com 49,2% (18,7 milhões de m3). O Poço Redondo, de Santana de Mangueira, que estava à beira de sangrar, embora tenha perdido água, sua situação é ótima: está com 95% de sua capacidade máxima (8,4 milhões de m3). O mesmo acontece com o açude Piranhas, do município de Ibiara, que, apesar de perder água, sua situação ainda é confortável: está com 61,8% (15,8 milhões de m3).

Em Conceição, o Condado, maior açude do município, tem 50% (17,5 milhões de m3; o Serra Vermelha I, segundo maior, passou para 53,1% (6,2 milhões de m3); um outro açude conceiçãoense, o Video, aparece com 45% (2,7 milhões de m3).

Razoável é a situação hídrica do açude Cochos, de Igaracy, que está atualmente com 59,6% (2,5 milhões de m3).

O nível atual de outros açudes regionais  – Frutuoso II, de Aguiar (30% - 1,05 milhão de m3); Santa Inês, da cidade de Santa Inês (16,6% - 4,3 milhões de m3); Queimadas, de Santana dos Garrotes (34,6% - 5,4 milhões de m3); Pimenta, de São José de Caiana (62% - 158,5 mil m3).

A esperança é de que as chuvas comecem a cair e os açudes retomem seu crescimento hídrico, garantindo tranquilidade ao homem do campo e aos moradores da zona urbana. 

@folhadosertao
com folhadovale
foto: diamanteonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário