SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS FEITO COM BABOZA.

SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS  FEITO COM BABOZA.
SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS FOREVER. CLICK NA IMAGEM E DEPOIS CLICK NOVAMENTE ONDE DIZ SEJA UM EMPREENDEDOR E FAÇA SEU CADASTRO GRATIS.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Deputados aprovam novas regras de partilha do FPE


Proposta sofreu mudanças na Câmara e agora retorna para o Senado Federal

Congresso Nacional em Brasília
Congresso Nacional em Brasília
Em uma madrugada movimentada na Câmara, os deputados aprovaram nesta terça-feira oprojeto de lei que estabelece novas regras para a distribuição dos recursos repassados pela União aos estados no Fundo de Participação (FPE). Mais cedo, os parlamentares já haviam derrubado a PEC 37, que retirava os poderes de investigação do Ministério Público, e aprovado a proposta que repassa 75% dos royalties de petróleo para a educação e 25% para a saúde. Acuada pelos protestos, a Câmara tenta dar uma resposta às ruas votando uma série de projetos que patinam há anos no Congresso.

Leia também:
Acuada, Câmara derruba emenda que limitava poder do MP
Câmara aprova repasse dos royalties para educação e saúde

A nova divisão do FPE passou na Câmara por 344 votos a 13, mas precisará voltar ao Senado já que os deputados fizeram alterações no texto. Apesar de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter declarado como inconstitucional a atual norma de distribuição dos recursos, o projeto mantém os critérios atuais de distribuição até dezembro de 2015, com mudanças apenas em 2016 e 2017.

De acordo com as novas regras, o montante do FPE será o mínimo arrecadado em 2015, somado a uma atualização que envolve critérios demográficos e econômicos, como a renda domiciliar per capita.

Na votação de hoje na Câmara, os deputados aprovaram duas emendas que alteram o texto do Senado. Uma delas determina que eventuais desonerações tributárias concedidas pelo governo federal não serão consideradas no cálculo do repasse aos estados e aos municípios e a outra obriga a União a compensar financeiramente eventuais perdas que os estados tiverem com o novo critério.

Leia mais: O 'vale-tudo' de Dilma, Renan e Barbosa para mudar o país

Modelo atual - Atualmente, o FPE é formado por 21,5% da arrecadação da União com Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e dividido na proporção de 85% para estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 15% para o Sul e Sudeste.

STF - No final de janeiro, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal,concedeu uma liminar autorizando que a regra atual de divisão dos recursos do FPE, já declarada inconstitucional, pudesse ter vigência por mais 150 dias, ou até final de junho. Como o texto aprovado nesta terça-feira pelo plenário do Senado garante que a lei atual seja prorrogada até 2015, é possível que, se mantida assim, a mais alta corte do país tenha de novamente arbitrar sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário