SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS FEITO COM BABOZA.

SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS  FEITO COM BABOZA.
SEJA UM REVENDEDOR DOS PRODUTOS FOREVER. CLICK NA IMAGEM E DEPOIS CLICK NOVAMENTE ONDE DIZ SEJA UM EMPREENDEDOR E FAÇA SEU CADASTRO GRATIS.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Região do Vale recebe primavera com a maior parte dos açudes com menos de 30% d'água; Confira


Região do Vale recebe primavera com a maior parte dos açudes com menos de 30% d'água; Confira
A região recebeu a primavera nesse domingo (23), estação que, no Vale, coincide com um período tipicamente de estiagem, e a seca deve perdurar pelo menos até o final do ano, o que é preocupante pelo baixo nível dos reservatórios, resultado de dois anos seguidos de fraca precipitação.

Os principais açudes regionais vêm perdendo água desde o final de junho e a maior parte deles está com menos de 30% de sua capacidade hídrica. A situação mais crítica é do açude Emas, localizado no município do mesmo nome: o reservatório está agonizando com apenas 0,4% (7,2 mil m3), enquanto sua capacidade é de 2 milhões de m3, segundo a Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa).

O Saco, que fica no município de Nova Olinda, segundo maior açude da região com capacidade para comportar 97,48 milhões de metros cúbicos, está com apenas 16% do seu volume total. O açude Santa Inês, outro reservatório regional que também carrega o mesmo nome da cidade, está com 12% de seu volume total, que é de 26,11 milhões de m3.

Em Catingueira, o açude Cegos, terceiro maior reservatório do Vale com 71,8 milhões de m3 d’água, está com apenas 20%. Em Santana dos Garrotes, o açude Queimadas é outro reservatório que acumula pouca água: dos 11,62 milhões de m3 que possui, restam 25,7%.

Na maior cidade regional, o açude Cachoeira dos Alves, que abastece a zona urbana de Itaporanga, tem 28,5% de sua capacidade limitada, estimada em mais de 10,6 milhões de m3. No município de Aguiar, o Frutuoso II, com capacidade para comportar 3,51 milhões de metros cúbicos, está com 29,5%. Em Curral Velho, o Bruscas tem 44,5% do seu volume total. O manancial comporta 38,2 milhões de m3.

A estiagem continua diminuindo, consideravelmente, o volume hídrico do maior açude da Paraíba, o Coremas/Mãe D’água, de Coremas. O reservatório está com apenas 35,25% de 1,358 bilhão de m3.

Em Conceição, o açude Condado, maior do município, tem 51% do seu volume total, que é de 35,016 milhões de m3. Ele é o que está em melhor situação entre os três principais reservatórios conceiçãoenses. O Serra Vermelha, outro açude local, guarda 49,8% dos seus 11,08 milhões de m3 d’água, enquanto que o Vidéo, também do município, está com  39% dos 6 milhões de m3.

O pequeno Pimenta, de São José de Caiana, está com 42,5% dos 255,7 mil m3 que o açude comporta. No município de Ibiara, o Piranhas, que comporta 25,6 milhões de m3, guarda pouco mais da metade disso: 55,2%. Em Igaracy, o reservatório Cochos possui 4,1 milhões de m3 d’água, mas está com 55,4% do seu volume máximo.

Em melhores situações  - A melhor situação hídrica, em termos de água armazenada em relação ao seu volume máximo, é do açude Vazante, de Diamante, que inclusive chegou a sangrar este ano. O reservatório tem, atualmente, 86,8% de sua capacidade permitida, que é de mais de 9,09 milhões de m3.

O Cafundó, pequeno açude de Serra Grande, que, a exemplo do Vazante, sangrou este ano, também está em boas condições hídricas, tendo 74,2% dos 313,6 mil m3 que possui. O município de Santana de Mangueira igualmente está bem. O seu Poço Redondo tem capacidade para 8,9 milhões de m3 e está com 70,8% dessa reserva hídrica.

@folhadosertao
com folhadovali

Nenhum comentário:

Postar um comentário